A USUPORT foi constituída por Assembléia Geral, em 2 de setembro de 2004, com a missão de zelar e defender os interesses dos associados donos de carga, usuários dos terminais portuários públicos da Região Metropolitana de Salvador e de suas vias de acesso. O foco de trabalho da USUPORT foi escolhido cuidadosamente em relação à região e aos modais de transporte.

O ambiente da infraestrutura no Brasil vem operando profundas mudanças, a partir dos anos noventa, pela transferência à iniciativa privada de diversos serviços públicos. Uma das principais consequências foi a substituição de única interlocução por múltipla, exigindo dos usuários conhecimento específico em novas áreas, como regulação ou defesa econômica. Ademais, a presença de representação dos usuários de portos públicos, exportadores, importadores e mesmo os de cabotagem, tornou-se obrigatória nos fóruns de logística e junto às instituições governamentais.

Nesse sentido, a Associação de Usuários dos Portos da Bahia - USUPORT foi constituída por Assembléia Geral, em 2 de setembro de 2004, com a missão de zelar e defender os interesses dos associados donos de carga, usuários dos terminais portuários públicos da Região Metropolitana de Salvador e de suas vias de acesso. O foco de trabalho da USUPORT foi escolhido cuidadosamente em relação à região e aos modais de transporte.

O modelo da instituição é de similar propósito às Shippers Associations ou Shippers Counsils existentes no continente europeu e norte-americano, algumas há mais de um século. Os sócio-fundadores são representativos de todos os setores da economia regional.

 

MISSÃO:

Liderar e representar os associados donos de cargas e seus prestadores de serviços, promovendo a competitividade sustentável da logística de insumos e produtos, nos portos da Bahia e suas vias de acesso.

VISÃO:

Ser reconhecida nacionalmente como a entidade mais representativa e efetiva dos donos de cargas e seus prestadores de serviços do Estado da Bahia.

VALORES:

• Ética
• Transparência
• Cooperação
• Independência
• Determinação