• 22.05.2017

    NVOCC, FF, OTM, Agente de Carga, etc

    Samir Keedi
    --
    Poucos sabem exatamente o que são alguns deles, o que podem fazer por sua empresa. Mesmo a Receita Federal do Brasil (RFB) os desconhece, tratando-os de forma errada.

  • 15.05.2017

    Regulamento Marítimo e outorga: Capitalismo para valer? Parte 2

    Osvaldo Agripino
    --
    Não há como deixar à iniciativa privada atuar em mercado onde o abuso de posição dominante predomina, que celebrem os seus contratos.

  • 08.05.2017

    Regulamento Marítimo e outorga: Capitalismo para valer? Parte 1

    Osvaldo Agripino
    --
    Uma das normas mais relevantes da agência, que completará dezesseis anos de criação em julho próximo (...) terá sua eficácia em risco, se mantido o texto como está, sem que a Antaq exija a outorga de autorização para o transportador marítimo estrangeiro.

  • 02.05.2017

    Bill of Lading, Sea Waybill e a Receita Federal do Brasil

    Samir Keedi
    -
    A RFB age neste país apenas como arrecadadora de impostos e controladora das empresas que fazem comércio exterior. Ela parece não existir para ajudar, mas para tratar exportadores e importadores como não confiáveis. Sem falar que cada fiscal é uma Receita Federal.

  • 24.04.2017

    Crime e castigo: cartéis e sanções pecuniárias

    Cristiane Alkmin J. Schmidt
    --
    Com a prática do cartel, a sociedade empobrece e o país perde eficiência.

  • 17.04.2017

    Ferrovia Bioceânica: o futuro da integração latino-americana

    Pedro Sibahi
    --
    Percorrendo Brasil e Peru, este projeto deve ter 6.000 quilômetros e favorecer as exportações sul-americanas, além de criar uma alternativa terrestre de baixo custo ao canal do Panamá na rota entre Ásia e Europa.

  • 10.04.2017

    Decifrando os dados da Secex

    Leandro Barreto
    --
    Não é necessário ir tão longe no detalhamento dos dados da balança comercial brasileira para entender que os números não são tão catastróficos

  • 03.04.2017

    Medidas para retomada rápida da economia

    Roberto Luis Troster
    --
    Mesmo com a melhora do ambiente, o crescimento não vem (...) A demora gera frustrações no país e tira legitimidade ao governo. Até agora, conseguiu aprovar tudo a que se propôs e é importante que continue avançando. Para tanto, são imperativos pequenos ajustes que acelerem o crescimento.

  • 27.03.2017

    Relevância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento portuário (Parte 2)

    Osvaldo Agripino
    --
    Pareceres jurídicos sobre o setor portuário podem ser úteis, assim como estudos, projetos e modelagens de empreendimentos portuários, que avaliem de forma customizada a melhor solução para cada necessidade (se arrendamento, TUP etc.)

  • 20.03.2017

    O ornitorrinco aduaneiro — ‘demurrage’ não é frete e THC não é capatazia: o que fazer?

    Osvaldo Agripino
    --
    Usuários de serviços de transporte marítimo internacional foram surpreendidos com mais uma aberração jurídica do ornitorrinco em que se transformou o ambiente de negócios do comércio exterior, criados pelos nossos competentes órgãos de Estado, que só aumentam os custos de transação.

  • 13.03.2017

    Relevância da interdisciplinaridade para o desenvolvimento portuário (Parte 1)

    Osvaldo Agripino
    --
    Não há como relatar aqui a variedade de exigências e medidas administrativas que envolvem um empreendimento portuário [mas] os inúmeros procedimentos exigidos pelo marco regulatório exigem expertise e diversidade de profissionais para que o seu gerenciamento seja mais eficaz.

  • 06.03.2017

    Frete no conhecimento marítimo e fatura comercial

    Samir Keedi
    --
    Tecnicamente, o frete marítimo deve ser mencionado apenas no conhecimento de embarque. Seja ele o Bill of Lading ou o Sea Waybill. São os dois conhecimentos de embarque do transporte marítimo internacional. O primeiro mais utilizado e o segundo menos.

  • 20.02.2017

    Os sete pilares claudicantes da ponte Salvador-Itaparica

    Paulo Ormindo de Azevedo
    -
    Qual o custo-beneficio, prioridade e riscos deste projeto, num estado que tem 25% de analfabetos, a maior taxa de desemprego do país e é o mais rural, além de concentrar 50% da renda na RMS?

  • 13.02.2017

    Infraestrutura; além da privatização

    Armando Castelar Pinheiro
    -
    É mais eficiente uma única empresa atender todo o mercado do que o dividir entre várias firmas. Esse monopólio “natural” é eficiente do ponto de vista produtivo, mas leva à exploração dos consumidores, que ficam sem alternativas.

  • 06.02.2017

    Nove dicas para reduzir o risco na importação de mercadorias

    Osvaldo Agripino
    --
    Um ambiente de negócios seguro é impossível, mas é possível reduzir o risco. Algumas empresas, especialmente as pequenas e médias vêm encontrando problemas financeiros nas operações mal planejadas.

  • 30.01.2017

    O Brasil e o mundo

    Milton Lourenço
    --
    Portanto, só agora, quando o País chegou ao fundo do poço, depois de dois anos de involução em seu Produto Interno Bruto (PIB), em razão das últimas más administrações federais, parece que seus governantes descobriram que o caminho para a retomada do crescimento econômico passa também por um comércio exterior consistente

  • 23.01.2017

    Seguro: Breves notas e cautelas no transporte marítimo

    Osvaldo Agripino
    -
    O contrato de seguro deve ser consensual, mesmo se constituindo um contrato de adesão. Possui execução continuada e deve se subordinar à boa-fé.

  • 16.01.2017

    A Bahia fora dos trilhos

    Marcus Alban
    --
    A Bahia é também um forte produtor de commodities. A sua infraestrutura logística, no entanto, sobretudo a portuária, deixa a desejar.

  • 09.01.2017

    O País não pode parar

    Milton Lourenço
    --
    A saída para a atual crise brasileira passa pela atração de mais investimentos privados

  • 02.01.2017

    Incoterms e a capatazia/THC

    Samir Keedi
    --
    Todos sabem o que significa o Incoterms e a capatazia, ou THC se for container. Ou deveriam saber. Infelizmente, estamos mais para essa segunda opção, ou seja, deveriam.

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