• 21.05.2018

    DU-E, novo fluxo de exportação

    Jussara Hiamasta
    --
    Temos observado uma movimentação muito tímida das empresas que realizam exportações direta ou indireta. Para nosso espanto, em algumas regiões do Brasil, muitos ainda nem ouviram ou entenderam adequadamente a mudança, apesar de o governo estar divulgando de forma ampla e contínua essas mudanças.

  • 14.05.2018

    O caminho percorrido

    Ivan Leão
    --
    O caminho percorrido em 2018 até o ameno clima outonal de maio, no Brasil, mostra acontecimentos que indicam novas situações para a indústria marítima.

  • 02.05.2018

    Agências reguladoras e indicações políticas: uma mistura nociva

    Bernardo Strobel Guimarães
    --
    Repete-se com as agências o que se vê na administração pública em geral.

  • 23.04.2018

    A importância de mais um porto no Paraná

    Osvaldo Agripino
    --
    O Paraná foi o estado com a maior taxa de crescimento da produção industrial no país em 2017, embora o país atravesse a maior crise política e econômica da sua história, com 12,7 milhões de desempregados,

  • 16.04.2018

    Investimentos "escuros" em ferrovias

    Sérgio Torggler
    --
    No mundo nos negócios, um fenômeno no desempenho corporativo guarda certa semelhança com as anomalias encontradas nos estudos da física estelar. Algumas empresas apresentam um lucro e seu valor de mercado fica muito inferior ao valor previsto pelo modelo que relaciona preço a lucro.

  • 09.04.2018

    Fundo do poço e máquina pública

    Samir Keedi
    -
    Pobre dos nossos filhos e netos, que não viram o país crescer. Gerações que já foram perdidas. E caminhamos céleres para a perda da terceira geração. O país não cresce há quase quatro décadas, desde 1981. E não deverá mudar seu rumo nas próximas uma ou duas décadas.

  • 02.04.2018

    A expansão chinesa e o Brasil

    Estadão
    --
    Somente em 2017, a China investiu US$ 120 bilhões externamente, dos quais US$ 20 bilhões no Brasil, nos mais diferentes segmentos, desde infraestrutura até comércio e serviços.

  • 27.03.2018

    Verticalização sem regulação econômica: até quando?

    Osvaldo Agripino
    --
    O impacto dessa fuga regulatória do Estado e do governo, envolvido em corrupção e/ou ineficiência sistêmicas, tem sido devastador na economia. Pequenas e médias empresas estão sendo dizimadas pelos altos custos logísticos do setor regulado pela Antaq, e se afastando do comércio exterior.

  • 14.03.2018

    Para maior concorrência nas ferrovias brasileiras

    Leonardo Coelho Ribeiro
    --
    A partir do final dos anos 1970, e com mais intensidade nas duas décadas seguintes, ganhou corpo a insatisfação com o desempenho das empresas ferroviárias em diversos países, refletido em perdas significativas que precisavam ser cobertas pelos contribuintes.

  • 05.03.2018

    A verticalização dos armadores

    Portogente
    --
    O fenômeno é simples de explicar: armadores estrangeiros compram ou instalam terminais portuários, operadores logísticos, fabricantes de rebocadores, agências de navegação e outras companhias para ter total controle do processo no Brasil. E isso não é bom.

  • 26.02.2018

    Investimento produtivo em Keynes: Um guia teórico para uma reflexão sobre o Brasil

    Oswaldo Guerra
    --
    Para Keynes, as decisões de investir do empresário capitalista seriam orientadas pelo cotejamento de duas variáveis: a Eficiência Marginal do Capital (EMC) e a taxa de juros

  • 15.02.2018

    Praticagem: expansão de portos, conceito de calado dinâmico e interação hidrodinâmica

    Carlos Alberto Souza Filho
    --
    Desenvolvimento e preservação ambiental é uma relação "candente", classifica o prático que também é membro do Conselho Técnico do Conselho Nacional de Praticagem (Conapra).

  • 05.02.2018

    Resolução Normativa n. 18/2017, da Antaq: avanço ou retrocesso?

    Osvaldo Agripino
    --
    Passados mais de dezesseis anos da criação da Antaq, não há pesquisa da satisfação dos que usam e operam o transporte aquaviário no longo curso.

  • 29.01.2018

    Subindo a ladeira

    Ivan Leão
    --
    O ano que se inicia promete melhoria na demanda para a indústria naval, o setor que tem como principais segmentos o transporte marítimo e fluvial, os terminais portuários, a construção naval e a produção de petróleo e gás em alto-mar.

  • 22.01.2018

    Carta ao Sr. Diretor-Geral da Antaq: O que esperar de 2018? Parte 2

    Osvaldo Agripino
    --
    Fuga regulatória implica em infraestrutura inadequada

  • 16.01.2018

    Perdendo eficiência

    Estadão
    --
    Depois de sua privatização, há cerca de 20 anos, o sistema ferroviário passou a atender mais empresas, mas sua eficiência não cresceu no ritmo que se poderia esperar.

  • 08.01.2018

    Porto de Santos será hub?

    Samir Keedi
    --
    Entra ano, sai ano, vem outro e a ladainha é sempre a mesma. A promessa do maior porto da América Latina se tornar um Hub Port é uma promessa recorrente.

  • 02.01.2018

    Carta ao Diretor-Geral da Antaq: O que esperar de 2018? Parte 1

    Osvaldo Agripino
    --
    Não há aqui nenhuma crítica pessoal aos qualificados servidores que fazem parte da agência, mas tão somente a algumas decisões que, deveriam ter maior grau de argumentação técnica, que é o que se espera daqueles que se interessam pelo desenvolvimento do setor.

  • 26.12.2017

    Orçamento de investimentos de 2018 será menos da metade do previsto em 2014

    Dimmi Amora
    --
    A drástica redução foi devido à forte influência do teto de gastos, aprovado pelo governo federal este ano.

  • 18.12.2017

    Reajuste do ISS no serviço portuário e antídotos para o THC

    Osvaldo Agripino
    --
    Para complicar, a decisão terá consequências que afetarão diretamente a balança comercial brasileira em face do aumento dos custos operacionais, especialmente das exportações de commodities.

Usuport Informa


Associe-se
Ampliação do Porto de Salvador
Direito dos Usuários
Estatísticas
Aspectos Normativos