• 18.09.2017

    Desenvolvimento sustentável depende de infraestrutura

    Clésio Andrade
    --
    Depois de uma recessão sem precedentes, o país começa a recuperar sua capacidade de produzir e de gerar empregos.

  • 11.09.2017

    THC e THC2 novamente

    Samir Keedi
    --
    O que temos que discutir é se a norma está correta e, certamente, em nosso modesto entendimento, não está.

  • 05.09.2017

    O desafio de financiar a infraestrutura

    Francisco Góes
    --
    Há expectativa de leilões de linhas de transmissão de energia elétrica, campos de petróleo, ferrovias, rodovias, portos, empresas de distribuição de gás e saneamento básico.

  • 28.08.2017

    Sinistros com navios na cabotagem brasileira: choque de embarcações e contêineres caídos no mar

    Osvaldo Agripino
    --
    O Estado brasileiro está preparado para fiscalizar o aumento do tráfego aquaviário no transporte de cabotagem ?

  • 21.08.2017

    O financiador como protagonista nos projetos de infraestrutura

    Tarcila Reis
    --
    Por que a legislação e os contratos de concessão tradicionais não dão conta de conferir segurança ao financiador?

  • 14.08.2017

    A nova declaração única de exportação – DU-E

    Arthur Achiles de Souza Correa
    --
    O exportador poderá optar por qualquer uma das 03 (três) modalidades para realizar sua exportação por meio de DU-E, sendo elas, a exportação própria, a exportação por meio de operador de remessa expressa ou postal e exportação por conta e ordem de terceiro

  • 07.08.2017

    Comércio exterior: novo ciclo virtuoso

    Milton Lourenço
    --
    É o que se pode prever depois de se analisar alguns dados que dão sinais de uma recuperação econômica para breve.

  • 31.07.2017

    Santos 200 – Retrospectiva

    Samir Keedi
    --
    Já escrevemos tantos artigos sobre isso, que perdemos a conta. Entra presidente, sai presidente, entra governo, sai governo, e o panorama é sempre o mesmo. Santos continua sem as condições que precisa para ser o porto que todos sonhamos.

  • 24.07.2017

    O fechamento do Porto de Salvador

    Adary Oliveira
    --
    Não obstante a Bahia ter sido modernizada, expandindo-se nas artes, organizando-se industrialmente e avançando a passos largos no agronegócio, continua criando absurdos.

  • 18.07.2017

    Competição em contêineres

    Ivan Leão
    --
    A carga conteinerizada é o segmento de transporte marítimo que apresenta tendência de expansão. É o maior avanço no sistema transporte marítimo de todos os tempos.

  • 10.07.2017

    Redução de calado e seus prejuízos

    A Tribuna - Editorial
    --
    A redução do calado tem impacto direto na balança comercial, pois diminuiu a capacidade das embarcações de transportarem mercadorias. O limite de profundidade, que era de 13,7 metros, foi diminuído para 12,3 metros em condições normais de maré.

  • 03.07.2017

    Capacitação e Chartering de carga de projeto: importância para contratar frete marítimo

    Osvaldo Agripino
    --
    O setor de transporte marítimo é complexo, dinâmico e envolve valores expressivos, de modo que o gerenciamento do risco é relevante. Nesse cenário, a capacitação na contratação do transporte marítimo é imprescindível quando se trata de reduzir os riscos e os custos dos usuários.

  • 26.06.2017

    O seguro no transporte marítimo: Temas controvertidos (Parte 2)

    Osvaldo Agripino
    --
    Sobre o tema da limitação, destaca-se o recente julgado do STF, em Repercussão Geral (n. 210) sobre a supremacia dos tratados e convenções quando conflitarem com o direito doméstico, inclusive o CDC. A decisão terá forte impacto no setor de transportes, aduaneiro, tributário e nas ações regressivas.

  • 19.06.2017

    Taxas e sobretaxas no frete marítimo

    Samir Keedi
    --
    Considerar o frete marítimo caro sempre foi uma reclamação geral. Em especial hoje em dia, por aqueles que labutam há menos tempo que nós na área. Caro era o frete nos anos 1980 e 1990.

  • 12.06.2017

    O seguro no transporte marítimo: Temas controvertidos (Parte 1)

    Osvaldo Agripino
    --
    Identificar se é uma avaria marítima ou avaria portuária é o primeiro problema, independente de ser em contrato de afretamento (utilização) ou de transporte, e obter a procedência do pedido numa ação de regresso ou de indenização, não significa que haverá liquidez.

  • 05.06.2017

    Portal único: simplificação de processo do Comércio Exterior poderá reduzir o prazo médio de exportação em 40%

    Tatiana Da Silva Almeida
    --
    Dentre essas iniciativas, o primeiro que merece destaque é o desenvolvimento do novo processo de exportação.

  • 30.05.2017

    Histórias de brasileiros que precisam ser contadas

    Claudio Cardoso
    --
    Sinto falta de histórias bem contadas das maravilhas do nosso país, e tenho a firme convicção de que precisamos resgatá-las para a construção de uma nação novamente participante, aberta e protagonista da cena global.

  • 22.05.2017

    NVOCC, FF, OTM, Agente de Carga, etc

    Samir Keedi
    --
    Poucos sabem exatamente o que são alguns deles, o que podem fazer por sua empresa. Mesmo a Receita Federal do Brasil (RFB) os desconhece, tratando-os de forma errada.

  • 15.05.2017

    Regulamento Marítimo e outorga: Capitalismo para valer? Parte 2

    Osvaldo Agripino
    --
    Não há como deixar à iniciativa privada atuar em mercado onde o abuso de posição dominante predomina, que celebrem os seus contratos.

  • 08.05.2017

    Regulamento Marítimo e outorga: Capitalismo para valer? Parte 1

    Osvaldo Agripino
    --
    Uma das normas mais relevantes da agência, que completará dezesseis anos de criação em julho próximo (...) terá sua eficácia em risco, se mantido o texto como está, sem que a Antaq exija a outorga de autorização para o transportador marítimo estrangeiro.

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