• 13.08.2018

    Os números e o cenário dos Portos

    Nilson Mello
    -
    A magnitude da expansão comercial nas últimas décadas pode ser avaliada pelo exponencial aumento da tonelagem das embarcações que transportam, ao redor do Planeta, um leque infindável de mercadorias.

  • 06.08.2018

    Resolução Normativa n. 18/2017, da Antaq: Avanço ou retrocesso?

    Osvaldo Agripino
    --
    Não havia norma para regular os direitos e deveres dos usuários e da empresa de navegação, o que fez com que os abusos cometidos, os custos dos usuáriose a judicializaçãoaumentassem exponencialmente.

  • 29.07.2018

    O problema da extorsão no setor portuário

    José Tavares de Araujo Jr.
    --
    Desde o primeiro ciclo de globalização da economia mundial no século XIX, o setor portuário foi pioneiro nesta matéria. Em diversos países, o crescimento contínuo das atividades de comércio exterior gerou coligações sólidas entre gestores de portos e políticos locais, que funcionavam nos moldes descritos na literatura sobre economia política da proteção.

  • 23.07.2018

    Exportadores pegos de surpresa

    Francisco Bittencourt de Camargo
    --
    Por causa de uma alteração, que passou a vigorar a partir de 30 de maio de 2018, algumas empresas exportadoras têm buscado o Judiciário para garantir o direito de usar o porcentual de 2% para apurar os créditos no Reintegra pelo menos até 7 de setembro de 2018.

  • 16.07.2018

    Infraestrutura definirá o futuro do Brasil

    Clésio Andrade
    --
    O país pode, agora, se conformar com um desempenho econômico lento e mediano ou decidir pela aceleração do crescimento a partir da realização de fortes investimentos em infraestrutura.

  • 05.07.2018

    Polo 40 anos

    Paulo Villa
    --
    O Polo é responsável por mais de 80% da movimentação do Porto de Aratu e mais de 60% do Porto de Salvador.

  • 25.06.2018

    Portos: o exemplo de Portugal

    Milton Lourenço
    --
    Os chineses descobriram bons negócios no setor de infraestrutura de Portugal, especialmente portos, linhas ferroviárias e hospitais.

  • 18.06.2018

    Eternamente em crise

    Clésio Andrade
    --
    Nos últimos anos, investimentos públicos federais em infraestrutura de transporte vêm caindo. Depois de 2014, ano de desembolso, o setor recebeu R$ 15,8 bilhões. Em 2017 foram aplicados R$ 11,1 bilhões e, para este ano, a previsão é de apenas R$ 10,8 bilhões.

  • 11.06.2018

    Causas e consequências das recentes políticas de preços de combustíveis no Brasil

    André Garcez Ghirardi e Oswaldo Guerra
    --
    Há quase exatos dez anos, ocorreram dois fatos que mudaram estruturalmente o cenário da atividade econômica e que contribuíram para a atual conjuntura da Petrobras, da qual o declínio da RLAM é uma das consequências.

  • 04.06.2018

    Se Brasil é autossuficiente em petróleo, por que importa tanto combustível?

    Teo Takar
    --
    País ainda não se livrou da importação de petróleo e derivados. Pelo contrário, os volumes importados têm aumentado nos últimos anos. Segundo especialistas, há motivos técnicos e econômicos para justificar essa contradição.

  • 28.05.2018

    Diesel pouco, meu caminhão primeiro

    Henrique Campos de Oliveira
    --
    Qualquer modal depende do rodoviário para a carga chegar ao destino final. A mercadoria pode até passar por avião, navio ou trem, mas, invariavelmente, precisará do caminhão para a encomenda chegar na casa do cliente. Imagine um país que tem uma matriz de transporte concentrada no rodoviário.

  • 21.05.2018

    DU-E, novo fluxo de exportação

    Jussara Hiamasta
    --
    Temos observado uma movimentação muito tímida das empresas que realizam exportações direta ou indireta. Para nosso espanto, em algumas regiões do Brasil, muitos ainda nem ouviram ou entenderam adequadamente a mudança, apesar de o governo estar divulgando de forma ampla e contínua essas mudanças.

  • 14.05.2018

    O caminho percorrido

    Ivan Leão
    --
    O caminho percorrido em 2018 até o ameno clima outonal de maio, no Brasil, mostra acontecimentos que indicam novas situações para a indústria marítima.

  • 02.05.2018

    Agências reguladoras e indicações políticas: uma mistura nociva

    Bernardo Strobel Guimarães
    --
    Repete-se com as agências o que se vê na administração pública em geral.

  • 23.04.2018

    A importância de mais um porto no Paraná

    Osvaldo Agripino
    --
    O Paraná foi o estado com a maior taxa de crescimento da produção industrial no país em 2017, embora o país atravesse a maior crise política e econômica da sua história, com 12,7 milhões de desempregados,

  • 16.04.2018

    Investimentos "escuros" em ferrovias

    Sérgio Torggler
    --
    No mundo nos negócios, um fenômeno no desempenho corporativo guarda certa semelhança com as anomalias encontradas nos estudos da física estelar. Algumas empresas apresentam um lucro e seu valor de mercado fica muito inferior ao valor previsto pelo modelo que relaciona preço a lucro.

  • 09.04.2018

    Fundo do poço e máquina pública

    Samir Keedi
    -
    Pobre dos nossos filhos e netos, que não viram o país crescer. Gerações que já foram perdidas. E caminhamos céleres para a perda da terceira geração. O país não cresce há quase quatro décadas, desde 1981. E não deverá mudar seu rumo nas próximas uma ou duas décadas.

  • 02.04.2018

    A expansão chinesa e o Brasil

    Estadão
    --
    Somente em 2017, a China investiu US$ 120 bilhões externamente, dos quais US$ 20 bilhões no Brasil, nos mais diferentes segmentos, desde infraestrutura até comércio e serviços.

  • 27.03.2018

    Verticalização sem regulação econômica: até quando?

    Osvaldo Agripino
    --
    O impacto dessa fuga regulatória do Estado e do governo, envolvido em corrupção e/ou ineficiência sistêmicas, tem sido devastador na economia. Pequenas e médias empresas estão sendo dizimadas pelos altos custos logísticos do setor regulado pela Antaq, e se afastando do comércio exterior.

  • 14.03.2018

    Para maior concorrência nas ferrovias brasileiras

    Leonardo Coelho Ribeiro
    --
    A partir do final dos anos 1970, e com mais intensidade nas duas décadas seguintes, ganhou corpo a insatisfação com o desempenho das empresas ferroviárias em diversos países, refletido em perdas significativas que precisavam ser cobertas pelos contribuintes.

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