• 18.03.2019

    Infraestrutura e logística, vias do desenvolvimento

    Paulo Henrique Cremoneze
    --
    O fato é que o Brasil não promove a navegação de cabotagem nem incentiva o transporte ferroviário.

  • 11.03.2019

    Portos, um novo modelo de gestão

    Milton Lourenço
    --
    Obviamente, se existem no país 37 portos comerciais, não se pode exigir que todos tenham de seguir o mesmo modelo de gestão e orientação, pois isso sempre dependerá das características de cada um.

  • 25.02.2019

    Antaq não explica R$ 12,5 milhões de outorga não pagos

    Portogente
    --
    Ainda mais obscuro fica o entendimento lógico desse caso quando se analisa as ações do ministério para desarmar o negócio. O bizarro desfecho ocorrer dois anos depois do leilão, por meio da Portaria nº 130/2017 do MTPA.

  • 18.02.2019

    Para que servem as agências reguladoras? Nada

    Luisa Purchio
    --
    Elas consomem R$ 8 bilhões do erário e viraram bolsões de lobby e empreguismo. Assim, é melhor encerrar as atividades

  • 11.02.2019

    Planos demais, planejamento de menos

    Frederico Bussinger
    --
    Tão importante quanto o produto (plano) é o processo (planejamento): os atores podem mudar, mas um e outro são imprescindíveis, quer estatizada quer privatizada a gestão, pois há funções que são públicas e indelegáveis.

  • 04.02.2019

    Privatização de portos?

    Frederico Bussinger
    --
    Por ora não está claro. Mas, como já na virada deste século quase 100% das operações portuárias eram executadas por empresas privadas (operadores, arrendatários ou TUPs), supõe-se que objetiva-se privatizar as administrações portuárias: em geral, Cias. Docas.

  • 28.01.2019

    A Bahia se modernizou, mas segue aprisionada a um enigma

    Seja no agronegócio, na cadeia do petróleo e da petroquímica, o estado segue dependente da produção de commodities

  • 21.01.2019

    Para além de investimentos, reformas portuárias

    Frederico Bussinger
    --

  • 14.01.2019

    Extinção da ANTT e da ANTAQ e criação de nova agência reguladora de transportes terrestres e aquaviários

    Mauricio Portugal Ribeiro
    --
    Trata-se de agências reguladoras que têm sido incapazes de lidar com problemas graves nos respectivos setores, que se arrastam há anos.

  • 07.01.2019

    Armazenagem durante a importação

    Rogério David
    --
    Conforme a melhor doutrina administrativista, o custo referente ao controle aduaneiro, que é exercido em prol da coletividade, não deve ser suportado apenas por um indivíduo.

  • 17.12.2018

    A fusão das Agências Reguladoras

    Gilson Victorino
    --
    A fusão das agência reguladoras de transportes, enfim, é hábil medida de superação de gargalos administrativo, alguns premeditados para garantir apoio político ou interesses particularizados que pouco deixam fluir para os reais aspirações públicas.

  • 10.12.2018

    Preço do frete pode levar caminhoneiros a mais uma greve

    Daniel Goldberg
    --
    Quem mais sofre com a crise do frete? O caminhoneiro autônomo. Do 1,2 milhão de caminhoneiros registrados junto à ANTT, quase 500 mil são autônomos.

  • 30.11.2018

    Discurso de Abertura do 14º Encontro Anual de Usuários

    Marconi Andraos Oliveira
    --

  • 14.11.2018

    Medidas para recuperar o investimento em infraestrutura

    Igor Rocha
    --
    Em um ambiente de ausência de dinamismo econômico, ocorre um raro consenso entre economistas de que o investimento em infraestrutura constitui a única saída possível para retomar a economia, já que a indústria está com elevada capacidade ociosa.

  • 05.11.2018

    Indústria: produtividade em alta

    Milton Lourenço
    --
    Isso demonstra em números que a situação econômica do Brasil, apesar da turbulência ocasionada por um período de eleições extremamente marcado por posições radicais, não é tão ruim como anunciam os pregoeiros do caos.

  • 29.10.2018

    A estratégia disruptiva dos portos da Bahia

    Adary Oliveira
    --
    O Portos de Salvador e Aratu-Candeias, localizados no meio da costa brasileira, nas águas profundas e abrigadas da Baía de Todos os Santos, passam a ser vistos como o Gateway do território brasileiro.

  • 29.10.2018

    A estratégia disruptiva dos portos da Bahia

    Adary Oliveira
    --
    O Portos de Salvador e Aratu-Candeias, localizados no meio da costa brasileira, nas águas profundas e abrigadas da Baía de Todos os Santos, passam a ser vistos como o Gateway do território brasileiro.

  • 16.10.2018

    Portos baianos: investimentos e oportunidades

    Jornal Correio*
    --
    (...) não se trata exclusivamente de economia, lazer e turismo. Isso já seria da maior importância, mas devemos a revitalização dos nossos portos também a nossa história, ou à parte dela que acontece entre chegadas e partidas de navios.

  • 03.10.2018

    Nas urnas, a economia de 2019

    Estadão
    --
    Um governo irresponsável ou despreparado poderá emperrar a recuperação do País

  • 26.09.2018

    Cenário portuário pode afetar diretamente a economia nacional

    Raphael Nascimento
    --
    Um dos principais problemas que os portos nacionais enfrentam estão relacionados ao tempo de entrega, aumento dos preços e prejuízos para as empresas envolvidas nas operações.

Usuport Informa


Associe-se
Agenda Mínima da Bahia 2019-2022
Ampliação do Porto de Salvador
Direito dos Usuários
Estatísticas
Prêmio Destaque Usuport