06 de novembro de 2018 às 15:20

Fortes ventos causam dois incidentes no Porto de Paranaguá

Uma embarcação chegou a se afastar rumo as boias, mas foi resgatado por rebocadores e fundeado no mesmo dia.

O ciclone extratropical que atingiu as regiões Sul e Sudeste no último fim de semana, causando ventos que ultrapassaram os 80 km/h, gerou dois incidenrtes no Porto de Paranaguá, no Paraná. No cais de atracação do Terminal de Contêineres do complexo marítimo, os cabos do navio MSC Ajaccio se romperam na tarde do último sábado (3).

A embarcação chegou a se afastar rumo as boias, mas foi resgatado por rebocadores e fundeado no mesmo dia. O navio seguiu rumo ao Porto de Montevidéu, no Uruguai. Cerca de três quilômetros dali, no Terminal de Embarque de Paranaguá, a embarcação Superagüi também teve sua amarração solta por conta dos ventos e ficou a deriva, colidindo com o cais flutuante da Capitania dos Portos do Paraná.

A Superagüi foi atracada no local e, posteriormente, retirada por seu proprietário, que foi notificado para prestar esclarecimentos. Nos dois casos, um Inquérito Administrativo será aberto com o objetivo de apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades dos fatos.

Também no último sábado (3), um barco virou no Rio Itanhaém com 12 pessoas a bordo, sendo dez turistas e dois tripulantes, causando três mortes.Os fortes ventos comprometeram também a estrutura da cobertura do armazém 11 do cais santista. O local segue em vistoria na tarde desta segunda-feira (5) para avaliar extensão dos danos e definir serviços de recuperação.

Fonte: A Tribuna