14 de maio de 2018 às 14:38

Pesquisa sobre desempenho portuário é apresentada em Portugal

A pesquisa trata de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa que envolve a coleta de dados primários e secundários para mensurar o desempenho a partir da eficiência operacional dos portos.

O estudo científico “Avaliação do Desempenho Portuário: Oportunidades de pesquisa a partir da análise sistêmica da literatura internacional”, do Programa de Pós-graduação em Administração da Unisul (PPGA), foi apresentada na Conferência Internacional de Engenharia e Tecnologia Marítima (MARTECH), um dos maiores e mais importantes eventos de engenharia e tecnologia marítima da Europa, que aconteceu entre os dias 9 e 11/5, em Portugal.

A pesquisa trata de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa que envolve a coleta de dados primários e secundários para mensurar o desempenho a partir da eficiência operacional dos portos. A avaliação de desempenho possui um papel estratégico em todas as áreas de gestão de negócios e considera a trajetória das organizações, e principalmente como, quanto e quando estas têm alcançado seus objetivos, além de fornecer subsídios para o processo de tomada e apoio a decisão.

A indústria portuária é permeada por crescente competição e constantes demandas dos clientes pela melhoria da qualidade dos serviços prestados. Dessa forma a pesquisa analisou 5.526 artigos do banco de dados para examinar oportunidades de exploração sobre o tema “avaliação do desempenho da indústria portuária”, por meio da investigação de um portfólio bibliográfico (PB) de artigos da literatura internacional com relevância e reconhecimento científico.

Como resultados se destacam a identificação das principais características das publicações científicas sobre o tema avaliação de desempenho do setor portuário e a proposição de oportunidades de pesquisas para gestores portuários a partir da afiliação teórica adotada para o tema. Os instrumentos e critérios utilizados não evidenciam onde e como intervir para aperfeiçoar o desempenho mensurado, entretanto, novas pesquisas seguem em desenvolvimento.

A pesquisa foi produzida pelo professor da Unisul e mestrando Gean Fermino, em parceria com os professores doutor Leonardo Ensslin (PhD/Unisul), doutora Sandra Rolim Ensslin (UFSC), Vicente Mateo Ripoll-Feliu (Universidade de Valência, na Espanha) e pelo doutor Ademar Dutra (Unisul), que representou o grupo do Laboratório de Pesquisa de Metodologias Multicritérios de Apoio a Decisão (LabMCDA).

Fonte: Unisul Hoje