09 de novembro de 2017 às 17:39

Obras de recuperação e reforço de cais devem terminar em dezembro no Porto de Santos

A obra vai permitir o aprofundamento dos berços de atracação

As obras de recuperação e reforço estrutural do cais localizado entre os armazéns 12-A e 23 do Porto de Santos, no litoral de São Paulo, devem ser concluídas até dezembro, segundo a Codesp. A obra vai permitir o aprofundamento dos berços de atracação naquele trecho, adequando para a profundidade do canal de navegação, que foi dragado para 15 metros em 2012.

De acordo com informações da Codesp, as obras contemplam um reforço nas estruturas, com injeção de concreto na base do cais e perfis metálicos, além da recuperação de estacas e lajes eventualmente avariadas.

Com a conclusão dos serviços, os berços de atracação poderão ser dragados permitindo a chegada de navios maiores, com ganho de escala e produtividade para os terminais que se situam naquele ponto. Serão beneficiados movimentadores de carga geral, produtos químicos, grãos e também exportadores de açúcar, responsáveis por 75% do market share do Porto de Santos.

A previsão da Codesp é que a obra seja entregue em dezembro. As obras de R$ 229 milhões foram realizadas com recursos públicos do Governo Federal, sem interdição da área, não tendo sido necessário interromper as operações portuárias.

Fonte: G1