Eventos

21/11/2019

15º EAU e 1ª Conferência Nacional de Usuários dos Portos

Local do Evento:

 

Infraestrutura e portos eficientes para um Brasil mais competitivo

Em seu pronunciamento de abertura da 1ª Conferência Nacional de Usuários dos Portos e o 15º Encontro Anual de Usuários, na última quinta-feira (21), o presidente da Usuport, Antonio Rosalvo Filho, enfatizou o trabalho realizado pela entidade ao longo dos seus 15 anos, voltado para a competitividade logística de insumos e produtos das empresas na Bahia.

“É uma trajetória de sucesso, sempre trabalhando por novos investimentos que ampliem os portos do Estado, públicos ou privados, bem como de toda a infraestrutura de transporte de cargas, por considerarmos que sem isso não há desenvolvimento econômico”, destacou.

Disse ainda ser necessário um esforço conjunto para descolar do passado e dar um passo adiante em busca de uma Bahia pujante e forte, com empresas altamente competitivas no cenário mundial e com portos baianos oferecendo serviços de qualidade e custos justos. 

Ao final, Rosalvo entregou ao diretor-presidente da Empresa de Planejamento Logístico, Arthur Lima, a Agenda Mínima da Bahia –2019-2022 Infraestrutura de Transporte de Cargas, elaborada pela Usuport.

O diretor-executivo Paulo Villa também apresentou um balanço das atividades do segmento de transporte de cargas ao longo do ano e destacou as perspectivas logísticas para 2020.

Ao longo do dia, a programação contemplou ainda palestras com temas de grande interesse do segmento e propiciou a participação intensa do público durante os debates, dos quais foram mediadores a vice-presidente da Usuport, Fernanda Fernandes, e o gerente de Gestão Empresarial da Abiquim, Luiz Shizuo.

Veja as apresentações:

  1. Discurso do presidente do Conselho Diretor da Usuport, Antonio Rosalvo Filho
  2. Apresentação Flávio José Passos Coelho, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Conselho Administrativo de Recursos Fiscais, do Ministério da Economia.
  3. Apresentação Luiz Antonio Fayet, consultor de Infraestrutura e Logística da Confederação Nacional da Agricultura (CNA)
  4. Apresentação Vitor Danilo Miranda de Castro gerente de Assuntos Estratégicos da Companhia das Docas do Estado da Bahia – Codeba.
  5. Apresentação Arthur Luis Pinho de Lima,
    diretor-presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
  6. Apresentação Paulo Roberto Batista Villa, diretor-executivo da Usuport.
  7. Apresentação Cristiane Albuquerque, coordenadora-geral de análise antitruste do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).
  8. Apresentação Paulo Resende, Gerente-Executivo do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da Fundação Dom Cabral (FDC).
  9. Apresentação Marcelo Gonçalves, diretor de portos da Secretaria de Portos e Ferrovias, do Tribunal de Contas da União (TCU).

EAU na Mídia: